fbpx
 

Preciso de muita experiência para fazer análise ergonômica?

20 de outubro de 2020Por Debora Dengo0

O desafio de começar uma carreira e, consequentemente, não ter muita experiência de atuação, é algo que aflige a maioria dos profissionais iniciantes de ergonomia. Muitos, justamente pela insegurança causada pela falta de experiência, acabam adiando a entrada no mercado de trabalho e suas primeiras análises ergonômicas.

Porém, como ganhar experiência sem ter a oportunidade de atuar? É importante o profissional ter em mente que muitas vezes ele terá que criar essas oportunidades. Falar com as pessoas, mostrar que está em busca de uma chance na área, fazer contato com profissionais já experientes e se colocar à disposição. Ou seja, mostrar que está interessado e disponível, seja para um pequeno projeto ou uma vaga no mercado de trabalho.

Vale lembrar que a ergonomia tem um campo infinito de atuação, portanto, nenhum ergonomista sabe absolutamente tudo da profissão. É possível atuar em hospitais, escritórios de contabilidade, empresas automobilísticas, call centers, escolas, enfim, ambientes com inúmeras particularidades e possibilidades. Por isso, até mesmo profissionais experientes precisam começar do zero em alguma situação que nunca viram antes. Não se sinta sozinho. Todos os bons profissionais têm algo a aprender diariamente.

Aquele ergonomista que você admira também começou do zero. Tudo na vida são etapas e fases, uma escada com degraus que devemos subir dia após dia. Não tenha medo. Encare o processo, conheça o mercado, cultive boas relações e as coisas irão acontecer naturalmente.

Assim, quanto mais você atuar, terá mais experiência e bagagem para lidar com situações desafiadoras e conseguir solucioná-las da melhor forma. Os casos em que atuar vão fazer com que você consiga desenvolver um olhar, um feeling de ergonomista, que irá te ajudar a ver as coisas de uma maneira mais palpável e concreta.

Para ajudar, separei algumas dicas que podem te encorajar nesse início: 

Não comece sozinho

Se você tiver acesso a algum profissional que já atue com ergonomia, se mostre interessado. Você pode se oferecer para acompanhar uma ida ao cliente, atuar como assistente ou auxiliar em alguma demanda específica para ir aprendendo como funciona na prática;

Busque estar com pessoas superiores a você

Existe uma frase que diz: “Se você está sentado em uma mesa com outras pessoas e você é o mais inteligente, quer dizer que você está na mesa errada”. Ou seja, é preciso buscar sempre estar com pessoas superiores, que tenham mais experiência, mais sucesso, para que você não fique estagnado. Procure sempre seu desenvolvimento e evolução. Isso não quer dizer que você deva substituir pessoas ou deixá-las de lado. Apenas expanda seu círculo de convivência para estar também com pessoas que te inspirem e motivem a crescer;

Faça cursos relacionados à área, com quem atua com isso

Às vezes o professor de um curso aprendeu determinado tema apenas na literatura ou é um profissional que está estagnado, com informações defasadas. Por isso, antes de se inscrever, é importante pesquisar, buscar referências, depoimentos de outros alunos que já fizeram o curso, para entender se de fato serve para você e se realmente vale a pena;

Não tenha medo de resultado final da sua análise ergonômica

No início, seus primeiros trabalhos podem não ficar muito bons, mas não se trave por isso. Seja humilde. Se precisar corrigir alguma coisa ou se tiver que voltar atrás no cliente, vá e faça, mas não tenha medo de dar o primeiro passo e iniciar uma análise ergonômica. A melhor forma de aprender é através da prática;

Peça e aceite ajuda

Alguns profissionais têm vergonha de pedir ou aceitar ajuda. Mas às vezes você está com uma dúvida que se for respondida adequadamente, vai te alavancar na sua carreira. E até mesmo os mais experientes também precisam de ajuda em alguma questão. Como já foi dito, ninguém sabe de tudo, sempre teremos desafios e situações inéditas em nossa profissão, em cada empresa nova que entrarmos.

 

Gostou do texto? Me conte nos comentários, quando foi a última vez que você pediu ajuda no seu trabalho?

 

Quer estudar e aprender mais sobre ergonomia em vídeos também? Se inscreva no meu canal no YouTube e não perca nenhum conteúdo! É só clicar aqui.

Conheça também nosso treinamento de passo a passo de Análise Ergonômica do Trabalho clicando aqui. Ao se cadastrar na lista de espera você receberá todas as informações sobre o treinamento no e-mail cadastrado =]

 

Facebook Comentários

Por Debora Dengo

Debora Dengo é formada em Fisioterapia com especialização em Ergonomia, Auditoria e Saúde do Trabalhador pela Universidade Positivo, atua há 7 anos com Ergonomia e Saúde do Trabalhador em dezenas de empresas. Possui Formação técnica e cursos pela EPM – International Ergonomics School e Escola Ocra Brasiliana em Check List Ocra, Niosh by Ocra, Ciclos Longos e Alta Precisão e MAPHO. Além de outras ferramentas de análise de risco ergonômico. Tendo total domínio de todas as ABNT NBR ISO de Ergonomia e Normas Regulamentadoras de Ergonomia. Também é mentora de centenas de ergonomistas por todo o Brasil ensinando em suas mentorias como realizar Análises Ergonômicas do Trabalho nas empresas.

Facebook Comentários
https://solucoesergonomicas.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Footer.png
SIGA-NOSRedes Sociais
Confira nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e ofertas exclusivas.
https://solucoesergonomicas.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Footer.png
ACESSEInformações
SIGA-NOSRedes Sociais
Confira nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e ofertas exclusivas.

© 2020 Soluções Ergonômicas – CNPJ: 30.031.016/0001-22

© 2020 Soluções Ergonômicas – CNPJ: 30.031.016/0001-22

Facebook Comentários