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Como manter o vínculo e o contrato com clientes mesmo com a continuidade do cenário de pandemia e isolamento social

3 de novembro de 2020Por Debora Dengo0

O cenário trazido pela pandemia do Coronavírus já sofreu uma forte mudança nos últimos meses, com a flexibilização das medidas de isolamento social. Muitas empresas, mesmo com adaptações, já voltaram com suas rotinas, mas temos diversas empresas que ainda mantém o formato home office, com soluções de trabalho à distância. Isso pode gerar algumas dificuldades para o ergonomista, já que nem tudo voltou ao normal e estamos em um período de transição.

Por isso, neste texto vamos falar sobre dicas que você pode colocar em prática para enfrentar melhor essa realidade, independente do tipo de contrato que você possui com a empresa.

Para quem tinha Análises Ergonômicas e outros serviços de ergonomia em tratativa comercial e que continuam paralisados, é importante manter o contato. Mesmo em empresas que ainda estão em home office, as pessoas continuam trabalhando normalmente, com acesso a emails, celular, computador, portanto se faça presente. Ligue, se coloque à disposição, mostre que você tem interesse em continuar aquela negociação.

Se no caso você tem uma Análise Ergonômica em andamento, mas que ainda não foi retomada, avalie o que você consegue fazer à distância, com as coletas que já realizou, para adiantar o seu trabalho. Também é possível fazer entrevistas com funcionários de forma online em plataformas como o Zoom, Google Meeting e o Skype, por exemplo, que funcionam de forma muito eficiente, inclusive para reuniões com os seus clientes.

 

Expanda sua mente

Com a tecnologia, nada fica distante. Reuniões, entrevistas, treinamentos e até mesmo aulas ou palestras podem ser realizadas de forma virtual, basta que o seu cliente também esteja de acordo e que você se prepare corretamente para isso.

Você pode inclusive fornecer certificados para esses treinamentos, criando a arte em ferramentas de design que são bem fáceis de utilizar, como o Canva.

É possível até mesmo passar alongamentos para que os funcionários de uma empresa façam em casa. Você pode gravar um vídeo, caso não se sinta confortável para fazer ao vivo.

 

Fidelize seu cliente 

Se com a pandemia seu cliente precisou paralisar determinadas ações, que ainda não retomaram, pense em como você pode continuar a estreitar relações com ele e se manter presente e útil. Você pode oferecer um treinamento ergonômico para os funcionários em home office, um mês bônus de ginástica laboral online, uma palestra online para uma Sipat. Lembre-se que estamos passando por uma situação inédita para todos, então é importante saber ser flexível e estar aberto ao diálogo. E lá na frente, a chance do cliente lembrar do profissional que se mostrou pró-ativo e interessado em ajudar é grande, fazendo com que você colha frutos no futuro.

Caso você ainda não tenha cliente na área da ergonomia, não deixe esse cenário incerto te desanimar. Você pode usar o Linkedin para fazer uma busca pelos setores de RH das empresas da sua cidade e entrar em contato, se apresentar, explicar o que você faz e oferecer seus serviços, mesmo que de forma gratuita e virtual em um primeiro momento. É uma forma de se manter ativo, de agir e quem sabe desse movimento possam surgir bons negócios?

Além disso, se agora você tem um tempo livre devido a esse cenário de isolamento, aproveite para fazer coisas que sempre quis, mas nunca teve tempo. Um curso bacana, ler aquele livro que estava encostado, atualizar seus contatos de empresas e tantas outras coisas que podem te ajudar em um futuro próximo. O importante é nunca parar!

 

Me conta nos comentários quais foram os seus maiores desafios nesse período.

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Conheça também nosso treinamento de passo a passo de Análise Ergonômica do Trabalho clicando aqui. Ao se cadastrar na lista de espera você receberá todas as informações sobre o treinamento no e-mail cadastrado =]

 

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Por Debora Dengo

Debora Dengo é formada em Fisioterapia com especialização em Ergonomia, Auditoria e Saúde do Trabalhador pela Universidade Positivo, atua há 7 anos com Ergonomia e Saúde do Trabalhador em dezenas de empresas. Possui Formação técnica e cursos pela EPM – International Ergonomics School e Escola Ocra Brasiliana em Check List Ocra, Niosh by Ocra, Ciclos Longos e Alta Precisão e MAPHO. Além de outras ferramentas de análise de risco ergonômico. Tendo total domínio de todas as ABNT NBR ISO de Ergonomia e Normas Regulamentadoras de Ergonomia. Também é mentora de centenas de ergonomistas por todo o Brasil ensinando em suas mentorias como realizar Análises Ergonômicas do Trabalho nas empresas.

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© 2020 Soluções Ergonômicas – CNPJ: 30.031.016/0001-22

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